quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

O Guardião de Memórias - Kim Edwards

Olá pessoas, =]

 

Hoje estou aqui porque terminei de ler O Guardião de Memórias, da autora Kim Edwards. Ufa, até que enfim! Não que o livro seja ruim, não é isso. É só que eu demorei um pouco para lê-lo! =]

Então, vamos conhecer um pouquinho mais?
 

 

O Livro:

O Guardião de Memórias: edição popular/ Kim Edwards [tradução de Vera Ribeiro]. - Rio de Janeiro: Sextante, 2008.

Tradução de: The memory keeper´s daughter.

320 páginas.

A História:

David Henry, médico ortopedista, avistou uma bela moça [Norah] subindo as escadas rolantes de uma loja de departamento no centro da cidade, se apaixonou e foi atrás dela. E em um pouco mais de um ano estavam casados e aguardando um belo bebê. 


A noite do parto, foi fria, a neve alta impedindo a passagem. Mas David e Caroline Gill conseguiram chegar ao consultório e como o médico que iria fazer o parto ficou preso na nevasca, foi David mesmo quem o fez. Nessa hora, uma surpresa! Não era apenas um bebê, eram dois, eram gêmeos.
O Primeiro bebê Paul, nasceu belo e saudável e o segundo, Phoebe, uma menina, nasceu com as características da Síndrome de Down.


Neste momento veio as recordações de um passado doloroso para ele e para sua mãe, sua irmã June era deficiente, tinha problemas cardíacos e morreu muito jovem deixando um imenso vazio no coração da mãe. Um enorme ressentimento e uma vontade de consertar o mundo no coração de David.
Com isso ele teve de tomar a decisão que mudaria sua vida para sempre. Entregou a menina a Caroline e pediu que ela a deixasse em uma Instituição Especializada.
Mas Caroline, ao conhecer o local e percebendo a fragilidade da menina, não conseguiu deixa-lá. Deixou a cidade e decidiu criar Phoebe como sua filha.
David, não sabendo o que fazer diante do que já havia feito, falou para a esposa que sua filha havia morrido. E Norah, sentiu um aperto tão profundo dentro do peito, uma sensação imensa de perda, que não conseguiu ser completa por ainda ter um filho saudável.


Os anos se passam, Paul e Phoebe se tornam adolescentes e depois adultos mas David nunca conseguiu contar o segredo que guardava e que desestabilizou sua família. Até que chega o dia de sua morte...

Hummm, ficaram curiosos? Bom, mas para saber como termina... Só lendo mesmo =]. Eu não vou contar!

Gostei muito da história, mas achei ela um pouco cansativa, pois se trata de uma narrativa com muitos detalhes, nos deixando com aquela sensação de interrogação algumas vezes =]. Vocês podem entender o que digo nas citações que fiz.
O final do livro é imprevisível, não é nada do que esperamos - Pelo menos, não do que eu esperava =] - Mas é bem legal.

No geral eu gostei. É um livro que vale a pena ler! 

A autora:

Kim Edwards é autora da coleção de contos intitulada The Secrets of the Fire King, indicada para o Prêmio PEN/Hemingway de 1998, e recebeu o Prêmio Whiting e o Prêmio Nelson Algren. Pós-graduada do Seminário de Escritores de Iowa, ela é professora assistente de inglês na Universidade de Kentucky.

"Kim Edwards, uma romancista estreante, escreveu um livro de cortar o coração, alternadamente luminoso e sombrio, literário e cheio de suspense." - Library Journal






Desafio literário anual hospedado pelo blog My Everything, com o objetivo de promover a interação entre blogs e leitores, além de mostrar os livros a serem adquiridos em 2011. Para participar ou saber mais, clique aqui.

Beijinhos...


6 comentários:

  1. Li esse livro faz um tempinho e achei mais ou menos, mas é muito lindo. Gostei (: resenha bacana.
    Beijos, Vanessa.

    ResponderExcluir
  2. Oii Ju, nunca li esse livro mas pela resenha parece bom, fiquei curiosa para saber o que acontece com eles. Imagine, numa situação dessa, se me disessem que minha filha havia morrido pediria para vê-la, não acreditaria sem ver.
    amei a resenha flor.
    Beeijoo
    Jaine - Little Things

    ResponderExcluir
  3. Adorei a resenha! Ficou muito boa! Agora quero ler :o hehe A Capa também é linda ein ! OMG
    Admito que nunca tinha ouvido falar dele BUT.. agora quero ler ! :s hehe'
    bjo bjo
    Carol {SobreUmlivro}

    ResponderExcluir
  4. Oi Juh! Wep, que legal que já cumpriu um livro da meta! Parabéns! :)

    Beijocas :*


    http://myevery-thing.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Esse livro eh muuuuito bom!
    Ja tive o prazer de ler. So n tive a chance de postar sobre ele ainda no me blog, mas logo logo terei.
    Suuuper recomendado!!!

    http://letracomasa.blogspot.com

    :D

    ResponderExcluir
  6. Não li ainda, mas vi o filme e é muito triste, mas lindo.
    Gostei muito da história e pretendo ler também.
    Beijos,
    Vivi
    Blog Livros da Vivi

    ResponderExcluir

Bom como todos sabem, os comentários no blog servem como um termômetro, para sabermos se estão gostando ou não das postagens.

Algumas regras:
- Para divulgar o link do seu blog, gostaria que o fizesse pelo openID.

- Caso tenham alguma dúvida, deixe um e-mail para que eu possa responder.

Fico muito feliz com cada comentário! Obrigada à todos =]

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...